São João alavanca vendas em supermercados do Nordeste

Uma das festas mais tradicionais do Brasil, e que possui ainda mais força no Nordeste, o São João movimenta a economia do varejo na região. Em 2018 o período ganha um aliado de peso para as comemorações: a Copa. Com esse cenário, a rede GBarbosa, presente nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe, prevê um aumento de 10% nas vendas em comparação ao mês de junho de 2017.

Só para a produção de quitutes típicos de São João, a rede prevê vender mais de 140 toneladas de espigas de milho, 100 toneladas de laranjas, 3,9 toneladas de batata doce, 40 toneladas de tangerina ponkam, 18 toneladas de aipim, 4 toneladas de amendoim e 3 toneladas de coco seco. Além disso, a rede também tem comidinhas típicas prontas para facilitar a vida dos clientes, que podem encontrar bolos de aipim, de puba ou carimã, de tapioca, de milho, torta de paçoca, mingau e outros pratos à venda em barracas típicas montadas nas lojas. “O GBarbosa vai produzir 15 toneladas de bolos, um crescimento de 15% em relação ao ano passado”, diz Márcio Santana, diretor comercial do GBarbosa, acrescentado que as vendas de pão delícia também aumentam nesse período, quando serão produzidas 10 toneladas de pãezinhos.

Já a bandeira Perini, presente na Bahia e em Pernambuco, produz 20 vezes mais quitutes nesta temporada junina, especialmente produtos à base de milho, aipim e tapioca. São mais de 10 sabores de bolo, além de variedade de mingaus, amendoim cozido, lelê, arroz doce, bolinho de estudante e muitos outros. Todos os itens são de fabricação própria e feitos de forma artesanal.

Albert Vernedas, mestre confeiteiro e gerente de Produção da Perini, conta que, para atender aos desejos dos clientes até o São João, serão utilizados entre 1.000 e 1.300 quilos de aipim, em média 25 mil espigas de milho e 10 toneladas de amendoim. “Para cada 10 bolos que fazemos diariamente, neste período passamos para 200. Os bolos, inclusive, estão entre os preferidos dos clientes, assim como a canjica”, explica. Com tudo isso, a Perini espera um aumento de 5% nas vendas durante o mês de junho.

Influência da Copa

A rede GBarbosa também registra alta na procura de itens para a Copa, como salgadinhos. Segundo Márcio, a expectativa é que haja um crescimento de 30% nas vendas de snacks. Outra categoria que deve aumentar as vendas em 10% com relação ao mesmo período de 2017 é a de Bebidas, em especial destilados, como vinhos, uísque, vodca e a cachaça, utilizada na produção do licor e do quentão.

Todas as lojas GBarbosa estão decoradas com bandeirolas, cartazes temáticos e barraquinhas. Além da caracterização para que os clientes entrem no clima junino, o forró embala as compras com música ambiente ou com a animação de trios nordestinos que vão relembrar sucessos do ritmo nordestino em algumas lojas.

 

PALAVRAS-CHAVE: REPRESENTAÇÃO COMERCIAL, REPRESENTANTE, VENDAS, VENDEDOR, NORDESTE, VAREJO, COMÉRCIO

Fonte: https://newtrade.com.br/varejo/sao-joao-alavanca-vendas-em-supermercados-do-nordeste/


« Voltar